1ª Oficina do Projeto Orla em Cruz é iniciada

Cruz iniciou a primeira etapa de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do ministério do Turismo, que busca aprimorar a gestão de orlas. A ação iniciada nesta segunda-feira 06, reúne representantes do MTur, Poder Público, setor privado e sociedade civil, visando a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla do praia do Preá.

O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade. Tendo em vista, o envolvimento dos entes da federação, sociedade civil e classe empresarial, permitindo a integração das políticas ambiental, social, econômica, patrimonial e de desenvolvimento urbano.

Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o Projeto Orla tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação de orlas. Os planos de gestão integrada englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável, favorecendo a melhoria de serviços de infraestrutura e o fluxo turístico, entre outros benefícios.

De acordo com o ministério do Turismo, o processo colaborativo de construção do Plano de Gestão Integrada da orla do município cearense de Cruz ainda vai ser trabalhado durante uma nova fase de oficinas promovidas pelo Ministério do Turismo na cidade, marcada para o período entre os dias 16 e 19 de agosto. Já no dia 08 de novembro deste ano, é prevista a organização de uma audiência pública a respeito do assunto em Cruz.

SERVIÇO: Oficina de Planejamento do Projeto Orla (1ª etapa)
Data: 06 a 10 de junho
Local: Associação Comunitária do Preá