Agentes de Endemias intensificam combate ao transmissor da doença de Chagas na zona rural

A Prefeitura de Cruz, através da secretaria de Saúde, vem realizando constantes ações de prevenção e combate ao barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. O trabalho é realizado pelos agentes de Endemias, e tem ajudado bastante, principalmente na zona rural do município, no que diz respeito à conscientização da população.

De acordo com o agente José Valdinor, a ação consiste em uma verificação nas residências das as comunidades do município, para avaliar a possibilidade da existência do barbeiro. Quando são encontrados os focos, a equipe de combate realiza a dedetização nos quintais, poleiros, chiqueiros e em todos os locais da residência onde possa existir a possibilidade da reprodução do inseto.

Ainda segundo Valdionor, é necessário que a população fique atenta e caso encontre o inseto, entre em contato com a vigilância para que os agentes façam os procedimentos necessários, além do acompanhamento.

Sobre a doença:

A doença de Chagas é uma condição médica causada por um protozoário, o Trypanossoma Cruzi. Essa condição também pode ser chamada de tripanossomíase americana e é mais comum na América do Sul, América Central e também no México. Ela é dividida em duas fases: a fase aguda e a fase crônica.

O diagnóstico da doença de chagas é feito por meio do exame de sangue. Os testes de doença de chagas são recomendados especialmente para os pacientes que apresentam os sintomas da condição e que vivem nas regiões onde essa doença é endêmica e comum, como a região norte do país.

Prevenção:

Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.

Por Prefeitura de Cruz