Bebê Prefeito 2021 recebe chave da cidade

A Prefeitura de Cruz através das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e articulação do Selo UNICEF concluíram a VIII Semana do Bebê com a entrega da chave da cidade para a primeira criança nascida durante a semana, que aconteceu na última sexta-feira 16.

A pequena Luane Mattias nasceu de parto normal no hospital municipal, recebendo o título das mãos da primeira – dama Maria Inês, acompanhada pelo secretário de Saúde Evaldo Eufrásio, diretora do hospital Fátima Nogueira e técnica de Gestão da secretaria de Assistência Social Fátima Saldanha, além dos pais da criança, Samia Solange e Leandro Mattias. O bebê prefeito simboliza o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da primeira infância.

De acordo com a lei n°518/2014, a Semana do Bebê está incluída no calendário de eventos municipal e compreende a realização de ciclos de palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino e postos de saúde, bem como, a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

Na semana dedicada às discussões acerta da primeira infância, que aconteceu em Cruz entre os dias 10 e 15 de outubro, aconteceram diversas ações com temas sobre alimentação saudável, a importância do acompanhamento de crianças de 0 a 2 anos, a exclusividade do aleitamento materno até o sexto mês de vida, vacinação, entre outras atividades recreativas para o fortalecimento de vínculos.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Cruz receber a certificação internacional do Selo UNICEF, edição 2021-2024,  tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.