Biblioteca Municipal celebra Dia do Folclore com programação especial

O folclore em Cruz é repleto de tradições e, para celebrar a manifestação cultural, comemorado no último dia 22, a prefeitura de Cruz por meio da coordenadoria de Cultura realizou na manhã desta terça-feira 24, uma programação especial contendo apresentação musical com a banda Padre Valdery, além de espaço para apreciação de livros escritos por autores locais sobre a cultura cruzense e suas lendas.

A ação destacou o que é o Folclore, com o cantinho da leitura em poesias e contos, resgatando tradições e histórias populares como a lenda  O FOGO DA ILHA) escrito pelo cruzense José Orestes Alburquerque.

Para Socorro Rocha, coordenadora da Cultura, é muito importante resgatar as tradições populares. “Sabemos que o folclore é cultura popular, fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições através de contos, lendas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular. Desta forma, celebramos esse momento com a participação da sociedade para enaltecer cada vez mais, as nossas raízes”, explicou.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

As atividades seguem na sede da biblioteca para crianças e adultos que queiram conhecer mais sobre as manifestações culturais do município, seguindo com os protocolos de segurança contra a Covid-19.