Cajucultura orgânica é tema de roda de conversa com agricultores

Produtores rurais de Cruz participaram na manhã desta terça-feira 31 de agosto, de uma roda de conversa sobre agricultura orgânica realizada pela prefeitura de Cruz através da secretaria de Agricultura, no salão da câmara de vereadores do município. Tendo o apoio da Usina Brasileira de Óleo e Castanha (USIBRAS) na apresentação do tema proposto.

Durante o encontro, o destaque foi para cultivo do caju e seus derivados na apresentação de produtos orgânicos (sem o uso de agrotóxicos), além da cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização no setor. Trata-se de um modelo de desenvolvimento agrícola de abordagem inovadora e grande potencial, pois é social, comercial e ambientalmente sustentável.

Para a engenheira agrônoma e técnica da USIBRAS, o processo de certificação orgânica do produto dá-se por meio de fiscalização dos processos de produção e transformação, para verificar se o produto está sendo cultivado e/ou processado de acordo com as normas de produção orgânicas. O foco da certificação é o processo de produção e/ou
transformação e os produtos resultantes deste processo.

De acordo com Censo Agropecuário do IBGE de 2017, Cruz está na 6ª posição no ranking dos municípios cearenses por área colhida de caju/castanha.

Por Prefeitura de Cruz