Cruz inicia 2ª etapa do Projeto Orla

Após primeira etapa da oficina, ocorrida no mês de junho, a população participa da segunda fase para criação de um Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla marítima do município, iniciada nesta terça-feira 20, na praia do Preá. A ação faz parte do projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” realizada pelo MTur em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem como objetivo orientar a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.

O Plano de Gestão Integrada – PGI é o instrumento resultado da metodologia do Projeto Orla que estabelece as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar a gestão da sua orla, sendo um dos requisitos do Termo de Adesão a Gestão de Praias – TAGP. O plano deve ser elaborado através de oficinas participativas com atores sociais locais.

Todo o processo de elaboração desse instrumento conta também com a participação de técnicos e gestores da superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE), e da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMACE). A Coordenação Nacional, composta pelo Ministério da Economia, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo, também acompanhará todo o processo de elaboração e implementação do PGI. Além, de agentes locais representados por  associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, artesanato, cooperativa de transporte, etc.) técnicos e gestores públicos do município.

 

Prefeitura de Cruz