Cruz parceiro no projeto Eu sou cidadão – amigos da leitura

Supervisionado no município pela secretaria de Educação por meio da coordenadoria da Brinquedoteca, o projeto Eu sou cidadão – amigos da leitura tem por objetivo, valorizar e democratizar o acesso e o incentivo à leitura, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, apoiando a criação e o consumo de bens de leitura.

A iniciativa é da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Banco do Nordeste, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime–CE).

De acordo com Lúcia Nascimento, professora e educadora social que coordena o projeto no município, a prática da leitura proporciona a conscientização acerca dos problemas e questões que envolvem a comunidade. Se tornando parte integrante da educação que busca a qualidade e formação integral para as crianças e adolescentes. Dessa forma, Lúcia acrescenta que por essa compreensão, Cruz, passa a fortalecer as atividades pedagógicas nas escolas, com as ações do projeto como parceiro colaborador.

“Além de valorizar e democratizar o acesso e o fomento à leitura, o Eu sou cidadão – amigo da leitura visa também à formação de mediadores e coordenadores que, posteriormente desenvolvem um importante trabalho de incentivo à leitura nas escolas e nas comunidades”, explicou Rai Mota, secretário de Educação.

A  Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará – APDMCE é uma instituição não governamental, fundada em 22 de setembro de 1987, que atua na rede de atendimento socioassistencial do Estado, mais diretamente nos municípios, através da elaboração e implementação de projetos e programas junto a gestores, técnicos e até a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social dos municípios cearenses.

Por Prefeitura de Cruz