Cruz realiza campanha contra tracoma na rede pública de ensino

A secretaria de Saúde de Cruz deu início, a Campanha de Prevenção ao Tracoma, em parceria com a secretaria de Educação, atendendo estudantes de 01 a 10 anos. O tracoma é um tipo de problema ocular que danifica a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando à uma inflamação crônica.

A ação nas escolas da rede municipal de ensino tem como objetivo, realizar uma triagem dos alunos para identificar os casos. A identificação é feita através de um exame oftalmológico externo realizado pelos agentes de Endemias capacitados para a atividade.

Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, o tracoma é uma doença inflamatória ocular, uma conjuntivite, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis que em contato com a conjuntiva ocular, produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças.

O diagnóstico primário pode se dar pelo exame feito a olho nu, feito com o auxílio de uma lupa onde os pacientes que apresentam as formas sequelares do tracoma – entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase tracomatosa (cílios em posição defeituosa, tocando o globo ocular) manifestam dor constante, fotofobia e dificuldade de abrir os olhos.

Já para prevenir o tracoma são fundamentais a adoção de medidas de promoção da higiene e cuidados pessoais, tais como a lavagem facial, das mãos, o destino adequado do lixo e dejetos e o acesso e disponibilidade de água.