Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Cruz

Com o intuito de construir o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e visando a conquista do Selo UNICEF (2021-2224) para o município, a gestão municipal, por meio das secretarias de Assistência Social e Empreendedorismo, Educação e Saúde, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizou na manhã desta terça-feira 08 , na câmara de Vereadores, o Fórum Comunitário.

O evento contou com a participação de autoridades locais, contando ainda com a apresentação do articulador José Evaldo Vasconcelos e mobilizadores municipais que compõem a Comissão Intersetorial de Articulação para o Selo. Na oportunidade, o prefeito Jonas Muniz que se fez presente, reiterou o seu compromisso, falando da satisfação do município de Cruz em ter aderido ao Selo, que por sua vez, vivência a 6ª conquista. Credenciando ainda mais na busca de políticas públicas pela infância e adolescência.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Levando em consideração também, o resultado da análise dos impactos da Covid-19 na infância e adolescência, das avaliações realizadas pelos municípios que participaram na edição passada, da experiência da equipe do UNICEF e seus parceiros implementadores e das consultas e eventos realizados com adolescentes e jovens.

 

Prefeitura de Cruz