Missão técnica francesa conhece produção de cajuína em Cruz

No último dia 16, Cruz recebeu a visita do Instituto Nacional de Origem e Qualidade (INAO) na Missão Presencial de Identificação para elaboração do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Território da Rota das Emoções, que engloba os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A visita da equipe é fruto do trabalho do Consórcio Nordeste, com a Embaixada da França e com o Governo Francês, na intenção de atrair investimentos para a região.

Durante a primeira visita em terras cearenses, a comitiva esteve na localidade Cajueirinho, onde visitaram a associação de produtores de cajuína para conhecimento das dependências e processo de fabricação da bebida. Avaliando o nível de estruturação do setor, seu modelo de distribuição e ligações com o turismo, além da potencialidade na agricultura familiar.

O INAO é um estabelecimento público, ligado ao ministério da Agricultura e Alimentação da França e realiza as visitas no país, acompanhado com representantes da Assembleia Legislativa do Ceará, Governo do Ceará, Consórcio Nordeste, Embaixada da França no Brasil e Consulado Geral da França em Recife.
O objetivo da ação é de integrar as ações turísticas com estratégias de desenvolvimento local sustentável e gerar renda para os agricultores.

A comitiva foi recebida pelo Grupo Produtivo da Cajuína e secretaria de Turismo do município.

 

Prefeitura de Cruz