Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Cruz, vem por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio (SEMATIC) comunicar que o monitoramento da balneabilidade das praias é realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Visto que, o órgão estadual citou Cruz através do boletim n° 2021.10282, tendo a praia do Preá em alerta para banho.

Ressalta-se ainda que foi solicitado a SEMACE mais informações acerca dos pontos de coleta nas praias deste município, para que a Secretaria Municipal possa realizar vistoria in loco, com intuito de verificar possíveis motivos que possam ter ocasionado a desconformidade dos padrões informado pela SEMACE.

Cumpre informar ainda que, conforme boletins de balneabilidade anteriores disponibilizado pela SEMACE mensalmente, os resultados de balneabilidade do mês de agosto e setembro não apresentaram qualquer tipo de inconformidade. Dessa maneira, possivelmente, o resultado do mês de outubro pode ter sido ocasionado por fatores adversos.

Registra-se que a secretaria tomará as providências necessárias e de sua competência tão logo recebe da SEMACE as informações detalhadas referente as condições do dia e do local em que foi realizada a coleta, pois não foi informado acerca dos pontos registrados pela SEMACE para a realização da coleta da balneabilidade do mês de outubro, bem como informar se a análise foi realizada em período chuvoso, em maré alta ou baixa e quais as condições do local no momento da coleta, pois o laudo fornece apenas o nome do município. Por fim, será requerido que seja informado a este município / Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio o dia e local que será realizada a nova coleta para análise.

Desse modo, a secretaria fica à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

 

Cruz, 08/11/2021

Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio