Outubro Rosa é tema de encontro com juventude do NUCA

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realizou na manhã desta quinta-feira 07, um encontro entre adolescentes e técnicos da secretaria de Saúde para discutir a saúde da mulher e direitos das mulheres adolescentes em referência ao mês de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Durante o debate, a enfermeira Danielle Vasconcelos e coordenadora da Atenção Primária na Saúde explicou para os adolescentes os passos a ser seguidos para que a mulher possa identificar os sintomas e sinais da doença. “É muito importante quebrar mitos e tabus em relação ao câncer de mama, ainda mais quando se é jovem e promover a conscientização quanto ao controle do câncer de mama. No entanto, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas e evitar fatores de riscos como a obesidade, ingestão de álcool e tabagismo faz com que, a qualidade de vida melhore e ajude a evitar a contrair a doença”, ressaltou.

De acordo com a profissional, muitas vezes, quando esse assunto é abordado, o foco é colocado em mulheres acima de 50 anos, que são, de fato, o grupo de maior risco. Porém, isso não significa que mulheres mais jovens não devem estar atentas e se cuidar.

O NUCA são espaços de participação dos adolescentes construídos nos municípios participantes do Selo UNICEF, tendo por objetivo apoiar os adolescentes no desenvolvimento de competências, contribuir para fortalecer sua capacidade de participar nas políticas públicas e promover o engajamento deste público no conjunto de estratégias do Selo. Dessa forma, os adolescentes formam uma rede de mobilização para discutir questões de implementação de ações e reivindicações à gestão pública municipal. A ideia é mobilizá-los para promover mudanças, descobrir habilidades, conhecer o lugar onde vivem e propor sugestões para melhorar a vida de crianças e adolescentes.