Programa Primeira Infância – Criança Feliz certifica Cruz pela qualidade de trabalho

Cruz está entre os 30 municípios que alcançaram 90% das metas previstas no programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, apresentado durante o Seminário de Avaliação e Planejamento do programa, promovido pela secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará(SPS). O evento ocorrido nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Fortaleza, contou com a participação da primeira-dama do estado, Onélia Santana e mais representantes das 184 cidades cearenses.

Durante o seminário, foram discutidas e planejadas as ações e metas deste ano, assim como, apresentadas as experiências de municípios que se destacaram em 2019. “’Aderimos ao programa em 2017. Iniciando os trabalhos de visitas no ano seguinte. Nossos resultados foram  apresentados a nível estadual e isso, nos faz compreender que todo trabalho executado, é fruto do empenho da gestão do prefeito Jonas Muniz em cuidar das famílias cruzenses”, declarou Rosely Oliveira, psicóloga da secretaria de Assistência Social e Empreendedorismo.

“Cruz vem desempenhando um papel de excelência com a primeira infância. Sejam com ações na sede ou zona rural, as nossas técnicas estão visitando as famílias atendidas pelos programas sociais, para melhorar cada vez mais, a qualidade de vida de crianças e gestantes cruzenses”, assegurou Maria Inês, primeira-dama de Cruz que avaliou ser positiva a conquista da certificação do programa  Criança Feliz para a cidade.

O programa Criança Feliz, tem como epicentro a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças até os 3 anos de idade. Tendo orientações sobre o desenvolvimento nos primeiros anos de vida e realizando atividades para fortalecimento do vínculo entre criança e cuidador.