Saúde promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama com idosos

Durante as atividades do grupo de idosos participantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a secretaria de Saúde promoveu uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa que conscientiza a prevenção e cuidados em relação ao câncer de mama.

A ação teve como objetivo compartilhar informações às pessoas da terceira idade, em especial, mulheres com mais de 40 anos, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Além de incentivar o autoexame, alimentação saudável, atividade física, consultas médicas regulares e exames específicos.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Prefeitura de Cruz