Secretaria de Saúde fortalece ações de prevenção e tratamento da hanseníase

Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, a prefeitura de Cruz por meio da secretaria de Saúde oferece atenção contínua no combate à hanseníase. O atendimento aos pacientes acometidos pela doença segue, desde a oferta de acolhimento ao tratamento. Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, procedimentos médicos e acompanhamento dos casos.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória, que tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae. A doença acomete principalmente pele e nervos e sua transmissão se dá pelas vias aéreas superiores por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento. A doença tem cura, e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Danielle Samira, coordenadora da Atenção Primária a Saúde, o tratamento varia de 6 meses a 1 ano, tendo uma dose supervisionada ao mês por um profissional de nível superior, que neste caso se refere a composição medicamentosa, além da oferta de exames específicos e avaliação neurológica simplificada, ou seja, inspeção, palpação dos nervos, teste de força muscular e teste de sensibilidade do paciente.

Existem três tipos de hanseníase:

Indeterminada – forma mais benigna. Geralmente, encontra-se apenas uma mancha, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças;

Paucibacilar – forma também benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. Caracteriza-se por poucas manchas ou apenas uma, avermelhada, levemente elevada e com limites bem definidos. Há ausência de sensibilidade, dor, fraqueza e atrofia muscular;

Multibacilar – neste caso o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave. Há atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de nódulos na pele. Os órgãos internos também são acometidos pela doença.