Testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis são realizados na Atenção Básica

A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis e hepatites do tipo B e C, forma um conjunto de estratégias adotado pela Atenção Básica na rede municipal de saúde do município, através da secretaria de Saúde. Sendo realizados, gratuitamente.

O teste rápido é um tipo de exame que utilizando apenas uma gota de sangue do paciente permite a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. Esse método possibilita ao paciente, em menos de trinta minutos, ter acesso aos resultados e receber o encaminhamento necessário de acordo com sua situação.

O resultado do teste tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais, não havendo a necessidade de repetição em laboratório. Porém, assim como ocorre com os testes laboratoriais, exames complementares são necessários no caso da confirmação da doença. É o caso do teste rápido para hepatite C. Se o resultado for positivo, é necessário realizar outros exames para definir qual tratamento o paciente deve seguir.

Por Prefeitura de Cruz