VOCÊ SABIA? São Despesas Municipais os Recursos Públicos autorizados pelo poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade.
Consultas detalhadas das Despesas Gerais (Com 07 Opções de Consulta)
Consultas detalhadas das Despesas Gerais (Com 05 Opções de Consulta)
Repasses e Transferências (Com 05 Opções de Consulta)
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ENTENDA AS DENOMINAÇÕES:
EMPENHO
É o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Público a obrigação de pagamento. Empenhar uma despesa consiste na emissão de uma Nota de Empenho.
LIQUIDAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA
É a verificação do direito adquirido pelo Credor, ou seja, é o momento onde a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa.
LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR
É o momento onde a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa após o exercício financeiro do empenho.
PAGAMENTO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA
É a emissão do cheque ou ordem bancária em favor do credor (pessoa que prestou um serviço ou vendeu algum bem para a Entidade).
PAGAMENTO DE RESTOS A PAGAR
Despesas não pagas até o dia 31 de dezembro (ano anterior).
PAGAMENTO DE DESPESA EXTRAORÇAMENTÁRIA
São pagamentos que não dependem de autorização legislativa, ou seja, não integram o Orçamento Público. Se resumem a pagamento de valores que ficam sob guarda do Governo, a exemplo de retenções de contribuições previdenciárias, de retenções contratuais e outras.
ENTENDA AS DENOMINAÇÕES:
EMPENHO
É o ato emanado da autoridade competente que cria para o Poder Público a obrigação de pagamento. Empenhar uma despesa consiste na emissão de uma Nota de Empenho.
LIQUIDAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA
É a verificação do direito adquirido pelo Credor, ou seja, é o momento onde a entrega do bem ou serviço foi realizada de maneira satisfatória, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios da despesa.
PAGAMENTO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA
É a emissão do cheque ou ordem bancária em favor do credor (pessoa que prestou um serviço ou vendeu algum bem para a Entidade).
PAGAMENTO DE RESTOS A PAGAR
Despesas não pagas até o dia 31 de dezembro (ano anterior).
PAGAMENTO DE DESPESA EXTRAORÇAMENTÁRIA
São pagamentos que não dependem de autorização legislativa, ou seja, não integram o Orçamento Público. Se resumem a pagamento de valores que ficam sob guarda do Governo, a exemplo de retenções de contribuições previdenciárias, de retenções contratuais e outras.
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