Projeto combate a obesidade infantil nas escolas municipais

Tendo por objetivo deter a obesidade infantil, profissionais das secretarias de Saúde e Educação, estão realizando o levantamento do perfil nutricional através da avaliação antropométrica (peso, altura) e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) dos estudantes da rede pública de ensino, através do programa Saúde na Escola, Crescer Saúde e PROTEJA. Dessa forma, será possível identificar casos de obesidade e também desnutrição em crianças e adolescentes, fazendo uso de mecanismo que indica a classificação nutricional da criança e adolescente, considerando peso, altura e idade.

De acordo com a nutricionista Cristina Moura, essa busca ativa acontece com o intuito de avaliar o processo nutricional dos alunos, diante do cenário da pandemia da Covid-19. Ressaltando que os estudantes recebem ainda atividades educativas de promoção da alimentação saudável e promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer dentro do ambiente escolar.

“É importante frisar que, quando identificamos alguma criança ou adolescente com diagnóstico de desnutrição ou obesidade. Encaminhamos estes alunos para atendimento de saúde de forma individual com nutricionista ou outro profissional”, explicou Moura.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
Esse programa, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país, junto às crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I. As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentam obesidade.