O Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) da orla do Preá, Município de Cruz/CE é um novo instrumento de gestão urbana e ambiental que foi elaborado através de uma oficina de planejamento participativo realizada em duas etapas no ano de 2022.

Trata-se de uma ação governamental transversal com o intuito de compatibilizar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental, por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal.

Diversos atores sociais se reuniram e trabalharam junto à profissionais especializados em busca de soluções para os problemas identificados, com o objetivo de evidenciar nossos potenciais.

O PGI aqui apresentado é a versão preliminar dessa ação e está disponível para análise dos cidadãos do município.

Após a leitura e análise do PGI é possível que o cidadão contribua com sugestões para elaboração de um Plano de Gestão mais participativo. Envie suas contribuições até o dia 06/02/2023 e participe da construção desse importante instrumento de gestão da nossa orla.

Contribua!

    O Plano de Gestão Integrada aborda diversos aspectos fundamentais para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. Ele contempla medidas para a preservação dos ecossistemas costeiros, como dunas, manguezais e áreas de restinga, garantindo a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos essenciais para a saúde do ambiente marinho e a qualidade de vida das comunidades locais.

    Abaixo versão final do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla do Município de Cruz, homologado pela Audiência Pública realizada em 21 de março de 2024, bem como a Portaria de nomeação do Comitê Gestor.

      Deixe sua opinião

      No dia 21 de março de 2024, das 8:00 as 12:00h, a Prefeitura de Cruz realizará a Audiencia Pública do Plano de Gestão Integrada da Orla de Cruz. Queremos ouvir a sua opinião sobre esse novo instrumento de gestão do nosso município. Sua participação é fundamental para o sucesso deste projeto, e queremos garantir que sua voz seja ouvida. Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar suas contribuições. Juntos, podemos fazer a diferença em nossa comunidade. Obrigado por contribuir.

      Esta Consulta Pública estará aberta de 08 de fevereiro até o dia 15 de março de 2024.



      A Consulta Pública é um mecanismo de participação social, de caráter consultivo, realizando com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto. Essa é uma das etapas do processo de elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), possuindo como objetivo o recebimento de propostas, questionamentos, sugestões e outras contribuições.

      A Prefeitura de Cruz realizou a Consulta Pública de seu PGI no período de 04 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023, incentivando e garantindo a participação da sociedade em mais uma etava do projeto Orla do Município.

      Todo o processo foi planejado e realizado de acordo com a Metodologia do Projeto Orla e as orientações do projeto "Brasil, essa é a nossa praia". Foi elaborado um texto explicativo e um formulário de consulta bastante simples e intuitivo. Para participar, os cidadãos precisavam acessar o site (www.cruz.ce.gov.br/orla), analisar o documento que foi compartilhado e se cadastrar para enviar sua opinião.