Com o tema “Combate aos incêndios florestais”, Cruz participa da Festa Anual das Árvores

A prefeitura de Cruz, por meio da secretaria de Meio Ambiente, realiza entre os dias 31 de março e 07 de abril, a Festa Anual das Árvores 2024. O evento terá programação com diversas atividades, como distribuição de mudas de plantas nativas, roda de conversa, arborização, visitação ao viveiro regional de mudas, cinema ambiental, entre outros.

A ideia é chamar atenção para a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente. “ Este ano, trabalharemos a conscientização para o combate aos incêndios florestais e que isso possa ser diminuído. E com isso, desenvolver atividades como práticas sustentáveis, tais como, em vez de queimadas, o plantio de mudas para que assim, haja a diminuição da temperatura do clima”, esclareceu Mazé Farias, titular da secretaria.

Festa Anual das Árvores
O Decreto Federal Nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos Estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Por conta disso, o governo do Ceará coordena, por meio da secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Festa Anual das Árvores. Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.

►Data: 31/03 – Domingo

9h (Manhã)
Atividade: Programa Pela Vida, Pelo Verde com a distribuição de mudas nativas para as mães dos recém-nascidos no momento da alta hospitalar.
Público: Mães dos recém-nascidos.
Local: Hospital Municipal Dona Maria Muniz, Cruz/CE
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz– SEMAC

►Data: 01/04 – Segunda – Feira

7h (Manhã)
Atividade: Arborização na EEIF Francisco Benedito de Farias com plantio de mudas nativas.
Público: Estudantes e professores
Local: Poço Doce II, zona rural, Cruz/CE
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz– SEMAC e Agentes Jovens Ambientais do Município (AJAS)

14h (Tarde)
Atividade: Roda de conversa com o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) com a temática: Combate aos incêndios florestais.
Público: NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes
Local: Biblioteca Pública Municipal, rua Padre Valderi, Centro, Cruz – CE.
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC e Gestor da Unidade de Conservação – APA Lagoa de Jijoca (SEMA – Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças do Clima)

►Data: 02/04 – Terça-Feira

7h (Manhã)
Atividade: Arborização na CEI Isabel Romana de Vasconcelos com plantio de mudas.
Público: crianças e Professores.
Local: Bairro de Canema, Cruz / CE.
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC, Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo e Agentes Jovens Ambientais (AJAS).

14h (Tarde)
Atividade: Distribuição de mudas nativas
Público: População em geral
Local: Sede da Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC, na Avenida 14 de Janeiro, 1006, Bairro de Aningas, Cruz – CE
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC

►Data: 03/04 – Quarta-Feira

Atividade: Distribuição e plantio de mudas nativas nas Escolas do município
Público: Professores e alunos
Local: Escolas da sede do Município
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC e Agentes Jovens Ambientais (AJAS)

13 às 17h
Atividade: Distribuição e plantio de mudas nativas nas Escolas do Município
Público: Alunos e Professores
Local: Escolas da zona rural do município
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz e Agentes Jovens Ambientais (AJAS)

►Data: 04/04 – Quinta-Feira

11h (Manhã)
Atividade: Participação no Programa Conexão sobre as atividades da Festa Anual das Árvores
Público: Ouvintes da Radio 6 de Abril
Local: Radio 6 de Abril, na rua 6 de Abril, Centro, Cruz – CE
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA

14h as 17h
Atividade: Distribuição de mudas nativas
Público: População em Geral
Local: Sede da Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC, localizada na Avenida 14 de Janeiro, 1006, Bairro Aningas, Cruz – CE.

Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC

►Data: 05/04 – Sexta-Feira

Atividade: Visita ao Viveiro Regional de Mudas
Público: Agentes Jovens Ambientais do Município – AJAS
Local: Caiçara, Cruz – CE
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente do Município de Cruz – SEMAC

19h
Atividade: Roda de Conversa sobre práticas sustentáveis no combate as queimadas
Público: Associação dos Pequenos Agricultores de Porteiras, Pitombeiras e Córrego de São Francisco.
Local: Sede da Associação, em Pitombeiras, zona rural, Cruz – CE.
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente de Cruz – SEMAC e Gestor da Unidade de Conservação APA – Lagoa de Jijoca (SEMA)

►Data: 06/04 – Sábado

7h (Manhã)
Atividade: Arborização com o plantio de mudas de Ypê na Comunidade de Porteiras com o apadrinhamento de mudas pela comunidade.
Público: Comunidade local
Local: Comunidade de Porteiras, zona rural, Cruz – CE.
Responsável: Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura do município de Cruz.

►Data: 07/04 – Domingo

18h
Atividade: Encerramento das Atividades com Cinema Ambiental: Minha comunidade cuidando do planeta.
Público: Aberto a participantes
Local: Praça Pública, comunidade de Porteiras, zona rural, Cruz – CE.
Responsável: Secretaria de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais – AJAS do município