O Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) da orla do Preá, Município de Cruz/CE é um novo instrumento de gestão urbana e ambiental que foi elaborado através de uma oficina de planejamento participativo realizada em duas etapas no ano de 2022.
Trata-se de uma ação governamental transversal com o intuito de compatibilizar as políticas econômica, urbana, patrimonial e ambiental, por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal.
Diversos atores sociais se reuniram e trabalharam junto à profissionais especializados em busca de soluções para os problemas identificados, com o objetivo de evidenciar nossos potenciais.
O PGI aqui apresentado é a versão preliminar dessa ação e está disponível para análise dos cidadãos do município.
Após a leitura e análise do PGI é possível que o cidadão contribua com sugestões para elaboração de um Plano de Gestão mais participativo. Envie suas contribuições até o dia 06/02/2023 e participe da construção desse importante instrumento de gestão da nossa orla.
Contribua!
O Plano de Gestão Integrada aborda diversos aspectos fundamentais para o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. Ele contempla medidas para a preservação dos ecossistemas costeiros, como dunas, manguezais e áreas de restinga, garantindo a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos essenciais para a saúde do ambiente marinho e a qualidade de vida das comunidades locais.
A Consulta Pública é um mecanismo de participação social, de caráter consultivo, realizando com prazo definido e aberto a qualquer interessado, com o objetivo de receber contribuições sobre determinado assunto. Essa é uma das etapas do processo de elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), possuindo como objetivo o recebimento de propostas, questionamentos, sugestões e outras contribuições.
A Prefeitura de Cruz realizou a Consulta Pública de seu PGI no período de 04 de janeiro a 06 de fevereiro de 2023, incentivando e garantindo a participação da sociedade em mais uma etava do projeto Orla do Município.
Todo o processo foi planejado e realizado de acordo com a Metodologia do Projeto Orla e as orientações do projeto "Brasil, essa é a nossa praia". Foi elaborado um texto explicativo e um formulário de consulta bastante simples e intuitivo. Para participar, os cidadãos precisavam acessar o site (www.cruz.ce.gov.br/orla), analisar o documento que foi compartilhado e se cadastrar para enviar sua opinião.