Cruz participa do Dia Mundial de Limpeza

No ultimo sábado 18, data em que se comemorou o Dia Mundial de Limpeza dos Oceanos, Cruz recebeu ações voltadas para a conscientização ambiental como retirada de resíduos dos mares e faixas de areia e atividades coletivas em prol do meio ambiente. Tendo a participação de parceiros do setor governamental, privado, associações, cooperativos e demais voluntários.

A ação acontece anualmente e envolve mais de 180 países, com a participação de mais de 50 milhões de pessoas que limpam as suas comunidades, bairros, parques, florestas, desertos, rios, praias e lagoas, sensibilizando a população sobre os impactos dos resíduos no meio ambiente.

A 4° edição realizada no país, é promovida pelo Instituto Limpa Brasil que é organização sem fins lucrativos. Tendo como objetivo promover a conscientização da população brasileira para preservação do meio ambiente e da vida, por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e, os órgãos do governo que neste caso, no município através da secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

De acordo com Mazé Farias, técnica ambiental, foi criada a hasthtag “Eu cuido do meu quadrado” para sinalizar que diante da pandemia da Covid-19, cada pessoa pode limpar o espaço que desejar. Desde o quintal de casa e demais lugares. Reforçando a ajuda dos apoiadores como o governo do Ceará por meio da secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Associação Comunitária do Preá, Cooperativa de Reciclagem de Cavalo Bravo, Grupo Solar, setor privado e demais associações da localidade Preá para a realização do evento no município.

Mazé ainda comenta que a Organização das Nações Unidas declarou que, de 2021 a 2030, será a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Década do Oceano. Ressaltando ainda que, além da data específica, anualmente diversas ações já marcam a data ambiental, que tem como objetivo alertar a população sobre a poluição de rios, mares e lagoas, além de incentivar atividades sustentáveis.