Cruz tem programação especial para o mês de conscientização sobre autismo

Cruz inicia o mês de abril reforçando a Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O município por meio da secretaria de Saúde preparou uma programação especial destinado ao público alvo e população em geral. Tendo como tema “ A inclusão vem de dentro”. O objetivo é conscientizar a todos sobre a causa e buscar os direitos dos autistas.

Programação: Programação Abril Azul-2

Abril é o mês da conscientização mundial sobre o autismo. O mês foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual. Em alguns casos, pessoas com o transtorno chegam a surpreender pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento.

A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir e ajudar.

Em Cruz, abril será marcada por diversas ações promovidas pelo Núcleo de Apoio às Condições Especiais (NACES) em parceria com a secretaria de Educação, Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comitê da Primeira Infância, Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Câmara de Vereadores

Sobre a data
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de Abril. A data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).