Curso de tratorista agrícola é concluído em Cruz

A Prefeitura de Cruz, por meio da secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e SINRURAL ofertaram para o município de forma gratuita, curso de tratorista para operação e manutenção de trator agrícola. A capacitação aconteceu entre os dias 10 e 15 de abril, na comunidade de Lagoa dos Cablocos, zona rural. Tendo carga horária de 40 horas, divididos em 8 horas por dia. Acontecendo em módulos, com aulas teóricas e práticas.

Para o instrutor do Senar, o engenheiro agrônomo João Brandão, a capacitação oferece conhecimentos básicos para que os usuários possam conduzir qualquer tipo de maquinário. Recebendo a instrução adequada, e, promovendo uma capacitação com vistas à segurança do trabalho e assim, ter mais rendimento e melhores resultados com o serviço prestado.

De acordo com o secretário de Agricultura, Raimundo Brandão, o curso completo, é uma importante demanda para o município, tendo em vista, a região possuir grande potencialidade agropecuária, entretanto, pouca mão de obra qualificada para operacionalizar os implementos e equipamentos de mecanização agrícola.

A ação vem proporcionar aos operadores recém formados, além da oportunidade de emprego, a melhoria da qualidade de vida, facilitando as estratégias de ação na operação e manutenção dos equipamentos que operam na região, possibilitando assim, uma agricultura mais alternativa, principalmente no aspecto de uso adequado de solo e do seu preparo para o plantio.