Livro didático sobre a história do município é lançado

Celebrando os 39 anos de Emancipação Política de Cruz, durante a noite desta segunda-feira, 15 de janeiro, aconteceu o lançamento do livro didático “Historiando Cruz” escrito pela professora e historiadora cruzense, Gleiciane Freitas. O material aborda aspectos da história e geografia do município e região, sendo destinado aos alunos do ensino fundamental das séries finais da rede municipal de ensino.

A solenidade ocorreu na câmara de vereadores da cidade e contou com a presença do prefeito Jonas Muniz, acompanhado pela primeira-dama Marinês e pelo vice-prefeito Glaydston Muniz, demais representações municipais, familiares de personagens citados no livro, entre outros convidados.

O livro “Historiando Cruz” contém 158 páginas e foi produzido pela editora SertãoCult, tendo 3 unidades: De povoamento a município; Cidade, cotidiano e cultura; e, Economia, Vila Preá  e as Caiçaras da vida. “Estamos fazendo história. Entregando um material de primeira qualidade aos alunos e professores. Através deste livro, nossos estudantes a partir do 6° ano irão conhecer o município de Cruz que vivem desde sua criação até os dias de hoje”, enalteceu o secretário de Educação e Cultura Raí Mota.

“Começamos contando fatos históricos para a população daquela época, como o caso  do plebiscito, onde as pessoas foram às ruas dizer “sim” para a criação do município de Cruz . Relatamos nomes importantes que ajudaram no processo de emancipação política de Cruz. Procuramos personagens importantes que ainda vivem entre nós e que são testemunhas de todo o processo de evolução da cidade. E assim, construímos um material que vai ajudar os mais jovens a conhecer todo esse processo histórico e cultural da nossa Cruz”, frisou a escritora Gleiciane Freitas.

De acordo com o vice-prefeito Glaydston a obra ficará para toda a vida e seguirá por gerações. “Parabenizo a professora Gleiciane pelo belo trabalho. O livro tem uma produção muito atrativa, mostrando a luta pela emancipação, a história política e cultural de Cruz, além de apresentar como foi o processo da municipalização e seus territórios que hoje formam o município de Cruz, além das conquistas ao longo desses 39 anos de independência política”.

Em suas palavras, o prefeito Jonas Muniz parabenizou o trabalho rico em conteúdos. “O objetivo é fazer com que os nossos jovens e adultos também possam rever a nossa história. Para que assim, façamos o reconhecimento da nossa origem e identidade, a nossa história é muita rica e linda. Tenho orgulho de fazer parte de todo esse processo”, destacou, parabenizando todos os envolvidos pela execução do livro.