Prefeito Jonas Muniz assina termo de homologação do PGI da praia do Preá

Na manhã desta sexta-feira, 12 de janeiro, o prefeito Jonas Muniz esteve na sede da superintendência do Patrimônio da União no Ceará – SPU, na capital Fortaleza, assinando o termo de homologação do Plano da Orla Marítima do município, a praia do Preá acompanhado pelo coordenador do órgão federal, Walter Nogueira.

Em 2023, oficinas de planejamento para criação de um plano de gestão integrada da orla com a participação da sociedade civil e entes federativos. Tendo atividades organizadas pelo ministério do Turismo que no primeiro momento, e com a participação da população, tratou da elaboração do diagnóstico da praia do Preá.

À época, o Projeto de Gestão Integrada – PGI, da orla marítima de Cruz foi elaborado através do “Projeto Brasil, essa é nossa praia”, fruto de uma parceria entre o ministério do Turismo (MTur) e o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR/UFRN), que auxiliaram a Coordenação Municipal com a contratação da empresa Gapu Soluções Ambientais, que realizou a capacitação de técnicos e gestores, reuniões de planejamento das oficinas e elaborou, junto à equipe local, os documentos sem os quais o projeto não poderia se concretizar.

De acordo com o governo do Ceará que também fez parte do processo de homologação, através dos órgãos de meio ambiente, entre outros, este documento, de início, apresenta os objetivos do PGI, a localização da área de intervenção e a caracterização de Cruz e da praia do Preá quanto aos seus aspectos ambientais, sociais e econômicos. Na sequência, são apresentados os problemas e potenciais da orla, os cenários atual e desejado e as ações e medidas estratégicas para a gestão do território. Por fim é apresentada uma síntese do processo de participação, da formação preliminar do Comitê Gestor Municipal da Orla e o quadro detalhado que reúne os resultados do trabalho.

Para a secretária de Meio Ambiente de Cruz, Mazé Farias, essa legalização norteia as ações voltadas para a praia que serão realizadas em curto, médio e longo prazo com a participação da sociedade civil e da gestão municipal por meio da intersetoriedade.

O PGI da orla marítima de Cruz possibilitará que o município esteja preparado para enfrentar o desafio de ordenar a orla, promovendo o desenvolvimento local, integrado e sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental. Um desenvolvimento capaz de proporcionar melhor qualidade de vida para a população, valorizar a cultura local e reconhecer a fragilidade e dinamismo dos ecossistemas costeiros.

O Projeto Orla conta também com arranjo institucional nas esferas estaduais e com o protagonismo dos municípios na elaboração do PGI. No Ceará, o Projeto Orla é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA) e pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Ceará (SPU/CE).