Serviço de Atendimento Domiciliar proporciona assistência mais humanizada na saúde

A Prefeitura de Cruz por meio da secretaria de Saúde realiza atendimento domiciliar a dezenas de pacientes de diferentes pontos da município. Dessa forma, pacientes que estão acamados e que necessitam de acompanhamento humanizado para garantir melhor qualidade de vida, condições de reabilitação e orientação aos cuidadores são atendidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

A finalidade do SAD é complementar a internação hospitalar e o atendimento ambulatorial, com foco na assistência humanizada e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, prestadas em domicílio. Essa modalidade assistencial é feita por uma equipe multiprofissional de saúde contendo técnico de enfermagem, enfermeiro, médico, nutricionista , fisioterapeuta e demais profissionais que presta assistência a pessoas acamadas, portadoras de sequelas e comorbidades de doenças crônicas como cuidados paliativos oncológicos, neurológicos, entre outros.

Em meio as atribuições estão a realização de cuidados pós-cirúrgicos, ministrar os medicamentos, fazer e trocar curativos, colocar e trocar bolsas de colostomia, passar sonda vesical e para alimentação.