Termo de Cooperação Técnica do PAA Leite é assinado pelo prefeito Jonas Muniz

Durante a tarde desta terça – feira 13, o prefeito Jonas Muniz assinou o Termo de Cooperação Técnica, para a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Incentivo a Produção e Consumo do Leite para o município. A formalização do termo ocorreu na sede da secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, em Fortaleza.

Segundo o prefeito, o objetivo da ação é fortalecer a agricultura familiar do município e proporcionar aos beneficiários uma alimentação de qualidade e saudável. Visto que o programa tem como finalidade, contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional e também incentivar a produção leiteira dos agricultores familiares.

Sobre o PAA:
De acordo com ministério da Cidadania, o Programa de Aquisição de Alimentos funciona a partir da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação. Os alimentos são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de instituições. São focos usuais do programa pessoas atendidas pela rede socioassistencial, como CRAS, CREAS e unidades de acolhimento, e pela rede pública e filantrópica de educação. Consequentemente, muitas pessoas inscritas no Cadastro Único e no programa Bolsa Família são beneficiadas.

Além da promoção do abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, o PAA fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Por Prefeitura de Cruz