Agentes de Endemias intensificam ações preventivas contra leishmaniose em Cruz

A prefeitura de Cruz por meio da secretaria de Saúde está intensificando o controle e prevenção da leishmaniose no município. A busca ativa tem por objetivo, a realização de testes rápidos em cães, tendo o resultado em aproximadamente 15 minutos. A doença, que atinge principalmente o animal doméstico e os seres humanos é transmitida pelo mosquito – palha.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa causada por parasitas do gênero Leishmania. Tendo dois tipos:  leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.

A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como “ferida brava”.
Já a leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

O teste é fundamental para o controle da doença. Visto que o ciclo do parasita causador da leishmaniose humana envolve necessariamente o cachorro (a )como seu reservatório. A contaminação acontece quando uma pessoa é picada pelo inseto fêmea infectada. O tratamento é feito à base de antibióticos e dura mais de 45 dias. Sem tratamento, a doença pode levar a óbito.

De acordo com o agente de Combate a Endemias, Luis Neto, é preciso que os moradores  realizem medidas preventivas para eliminar o mosquito transmissor da leishmaniose, além do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, com ações simples, como manter o quintal limpo de entulhos e evitar água parada.

Por Prefeitura de Cruz