CREAS lança campanha de enfrentamento à violência contra o idoso

A Prefeitura de Cruz através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS), lança a campanha referente ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrada nesta terça-feira  15 de junho.

A programação pertencente à data tem como objetivo erradicar os casos de violência aferidas aos idosos, sensibilizando a população para que possa identificar os casos, e denunciar os agressores, mesmo em tempos de pandemia da Covid- 19.

Os eventos reunirão profissionais da gestão municipal, das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, bem como os servidores do CREAS e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), equipe ampliada da Saúde, representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar e ampliar o conhecimento da sociedade sobre o envelhecimento.

Serviço: Programação 2021

PROGRAMAÇÃO-CAMPANHA 15 DE JUNHO DE 2021 (1)

Onde denunciar:

Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso Folder Rascunho (1)

Tipos de violência:

Física – Uso da força física para obrigar os idosos a fazer o que não desejam. Pode ferir, provocar dor, incapacidade ou morte.

Psicológica – Agressões verbais ou gestuais para aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social.

Sexual – Ato ou jogo sexual para obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Abandono – Ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessita de proteção e assistência.

Negligência – Recusa a omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais.

Violência financeira ou econômica – Exploração imprópria ou ilegal, ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Autonegligência – Quando a pessoa idosa ameaça a sua própria saúde pela recusa de prover cuidados necessários a si mesmo.

Medicamentosa – Administração por familiares, cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo a medicação.

Por Prefeitura de Cruz