I Encontro da Rede Inter e Intrasetorial com novos Conselheiros Tutelares acontece no município

A proposta do encontro que aconteceu na manhã desta terça-feira (03), foi apresentar a rede inter e intrasetorial do município de Cruz, e seus equipamentos para os novos conselheiros tutelares da gestão 2020-2024. Tendo em vista, estreitar os laços e vínculos com a rede socioassistencial, na perspectiva de buscar  integração, suporte, prevenção e proteção a todas as crianças e adolescentes que fazem parte da zona rural e urbana de Cruz.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social Jéssica Muniz, a família, a sociedade e o Estado, devem atuar em conjunto. “Todos precisam trabalhar de forma coletiva e complementar. Onde salientamos que ambos são sujeitos da fiscalização, controle e execução das políticas públicas. Desse modo, é importante a atuação de uma rede de atendimento que integre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA)”, enfatizou.

O SGDCA tem por finalidade, promover, defender e controlar a efetivação integral de todos os direitos da criança e do adolescente, entre eles, direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, coletivos e difusos. Trata-se de um sistema estratégico que deve promover ações que viabilizem a prioridade do atendimento à infância em qualquer situação de risco.

Durante o evento que aconteceu na plenária da câmara de vereadores de Cruz,  estavam os representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Delegacia Civil de Cruz, Hospital Municipal, Centro de Atenção Psicossocial, Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Criança Feliz, Conselho Tutelar e Cadastro Único.