Na contramão do desempenho estadual, taxa de mortalidade infantil diminui em Cruz

A taxa de mortalidade infantil em Cruz saiu de 12,1 óbitos em cada mil nascidos vivos, em 2017 para 14,6 em 2018, e 2,2 em 2019. Dessa forma, o município deu um grande salto em relação aos menores índices de morte de recém-nascidos entre todos as 184 municípios do Ceará, na contramão do estado em relação ao aumento da mortalidade em algumas cidades.

A redução no município deve-se a políticas públicas implantadas, como, por exemplo, a ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família que busca promover a qualidade de vida da população, intervindo nos fatores que colocam a saúde em risco.

“A mortalidade infantil é um dos mais importantes indicadores de saúde. Temos profissionais capacitados e de alta competência e com a eficiência da gestão do nosso prefeito Jonas Muniz, os programas presentes na rede pública de saúde de Cruz, atendem mulheres na gestação até o nascimento de seus filhos. Dando-lhes ampla estrutura e atenção, em todos os aspectos, minimizando riscos”, enfatizou o secretário de Saúde Evaldo Vasconcelos, acrescentando que a cidade, recebe o melhor indicador do Ceará em taxa de mortalidade infantil.