Prefeitura realiza capacitação para profissionais da atenção básica sobre pré-natal de risco

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Cruz passaram por uma capacitação nesta quinta-feira 05, em Pré-Natal de Risco Habitual: condutas assistenciais e implantação do Protocolo Clínico municipal, que aconteceu na câmara de vereadores. A qualificação teve por objetivo, aprimorar a assistência prestada às gestantes nas unidades básicas de saúde, que apresentem problemas durante a gestação.

De acordo com secretário de Saúde Evaldo Vasconcelos, Cruz em 2019, ficou em segundo lugar em todo o estado do Ceará ao apresentar menor índice de mortalidade infantil no município. “Estamos treinando médicos e enfermeiros da atenção primária para que àquela paciente gestante e que possa desenvolver algum risco a sua gravidez, tenha um melhor acompanhamento. Seguindo também as normas do protocolo clínico que os conduzirá, ao enfrentamento da mortalidade infantil na cidade”.

“Ao ser implantado o protocolo, os profissionais saberão como conduzir uma gestante que venha a ter sangramento, diabetes, pressão alta entre outros males durante a gestação. Essa ferramenta ajudará médicos e enfermeiros a orientar essas pacientes, dando uma assistência bem qualificada e evitando danos maiores. Além de fazer todo esse registro em protocolo para que não haja dúvidas quanto ao seu tratamento a seguir”, esclareceu Fernanda Macêdo, médica obstetra e ministrante do curso.

Enquadra-se em pré-natal de risco três condições: as mulheres com doenças crônicas prévias à gestação, aquelas que tiveram uma gestação anterior de alto risco e aquelas que identificam, no curso da gravidez, uma condição ou doença que vai oferecer risco para a mãe e o bebê. Dessa maneira, a capacitação ajudará a qualificar o atendimento, desde a captação da gestante, passando pelo acolhimento, cadastro, realização de testes rápidos, exames de pré-natal e, posteriormente, os encaminhamentos necessários até o nascimento da criança.