Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência é destaque em Cruz

O município de Cruz apresentou diminuição quanto ao número de adolescentes grávidas nos últimos anos. Os números representam o êxito de políticas públicas adotadas pela gestão municipal por meio da equipe intersetorial, formada pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e da qualificação de equipes nos serviços prestados ao público em destaque.

De acordo com Jéssica Muniz, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município, atividades educativas com as famílias, gestantes e adolescentes participantes dos grupos do Centro de Referência de Assistência Social com a temática gravidez na adolescência, além de atividades educativas nas escolas com os alunos do fundamental 2 (8°e 9° anos), são iniciativas que ampliam o conhecimento e o debate quanto ao assunto abordado.

A secretaria de Saúde por sua vez, atua com profissionais qualificados no atendimento à esses jovens através de roda de conversa com estudantes das escolas municipais do 8° e 9° e estadual, sobre a temática: direitos sexuais e reprodutivos e a repercussão da gravidez da vida de uma adolescente. Devido à pandemia do novo Coronavírus, essas conversas migraram para oficinas remotas, tendo temas como sexualidade na adolescência, também na Semana do Bebê. Além da conversação nas salas de esperas das unidades básicas de saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos.

Direito Sexual e Reprodutivo, bem como a Sexualidade na Adolescência são temas abordado na grade curricular das turmas do 8° e 9° ano, na disciplina de Ciências, durante o ano letivo, de acordo com o planejamento da secretaria de Educação.

Ambos os trabalhos, consolidam serviços específicos sobre o público jovem, não apenas à prevenção, mas também nos aspectos emocionais e psicoafetivos deste grupo de adolescentes, contribuindo para redução dos índices quanto na prevenção e tratamentos de doenças.